Quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008

Cultura

Pratos típicos/Doçaria/Vinhos

 

            Peixe fresco, boa carne de vaca e bons mariscos, são matéria-prima para confeccionar deliciosas refeições. Os famosos caldos de peixe, linguiça e torresmos com inhames, molha de carne e polvo guisado são pratos a experimentar.

            O queijo do Pico, como entrada ou sobremesa, acompanhado por pão ou bolo de milho caseiro.

            Na doçaria, o arroz doce, massa sovada e bolo véspera são especialidades cá da terra!

            Os vinhos de Pico têm tradição. O VLQPRD Pico, aperitivo, os vinhos de mesa, brancos, tintos, o vinho de cheiro, a angélica e as aguardentes do Pico, podem ser encontrados em qualquer restaurante ou supermercado.

 

 

 

Diversão

 

            Durante o Verão, os três concelhos da nossa ilha preparam, cada um uma semana de festas. Assim sendo temos as festas de S. Roque do Pico, conhecidas como “Cais de Agosto”, que se realizam na última semana do mês de Julho, as festas de Santa Maria Madalena, que se realiza na semana de 22 de Junho, em que se homenageia a padroeira do Concelho da Madalena e por fim temos as festas das Lajes do Pico, conhecidas como “Semana dos Baleeiros” ou “Semana de Nossa Senhora de Lurdes”, que decorre na última semana de Agosto.

            A festa do nosso Concelho (Lajes do Pico) dá lugar a espectáculos musicais, regatas de botes baleeiros, exposições e outras actividades culturais, sem esquecer a componente religiosa em homenagem a nossa Senhora de Lurdes. Nesta época, as Lajes são visitadas por milhares de pessoas. Também se realiza, desde 1998, a Bienal de Baleias dos Açores, onde se reúnem especialistas nacionais e estrangeiros, ligados à actividade de observação de baleias.

 

                                   

                                

                                      Festas tradicionais aspectos etnográficos

 

            O artesanato da nossa ilha é reconhecido internacionalmente. A caça à baleia produziu a matéria-prima para se desenvolver uma actividade artesanal riquíssima. Trabalhos em osso e dente de baleia, reproduzindo cenas e instrumentos da actividade baleeira, assim como outros temas, nomeadamente réplicas de botes baleeiros, são uma expressão artística de elevada qualidade. Peças esculpidas em madeira de cedro, trabalhos em ráfia, palha de trigo, escamas de peixe e bordados são outra faceta do nosso artesanato.

            Na nossa ilha existem excelentes grupos folclóricos e excelentes intérpretes de música popular. A Chamarrita, o Caracol, Larum-tam-tum, Pezinho do Pico e Sapateia são modas que antigamente eram bailadas em dias de festa.

 

 

 

publicado por futurodirasbaleia às 14:08
link do post | comentar | favorito

.sobre nós

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. Área de Projecto de 12º a...

. Feira do Livro "Folhas So...

. Diz ‘Não’ às Drogas"

. V Jornadas Interdisciplin...

. Desenvolvimento sustentáv...

. Entrevista ao Sr. Engenhe...

. Entrevista à Presidente d...

. Notícia: Inauguração do c...

. Entrevista dirigida à pro...

. Desfile de Carnaval

.arquivos

. Maio 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.pesquisar

 
blogs SAPO

.subscrever feeds