Quinta-feira, 8 de Maio de 2008

Feira do Livro "Folhas Soltas"

Durante a semana das V Jornadas Interdisciplinares, o Departamento Curricular das Línguas Portuguesa e Estrangeiras organizou uma feira do livro intitulada “Folhas Soltas”, que teve lugar na biblioteca do edifício principal da escola.

A feira do livro foi composta por uma ampla selecção de livros de diferentes editoras adequados à idade dos alunos e ao interesse dos outros elementos da comunidade educativa. Foram contactadas duas empresas – a Divulgação e a Livraria Britânica. Entre outras chancelas da Divulgação, tivemos a presença assegurada da Caminho, Difel, Ática, Estampa, Terramar, Vega, D. Quixote, Frenesi, Minutos de Leitura, Everest, Assírio § Alvim, Relógio d’Água e Texto Editora. Da selecção que foi feita, fizeram parte livros constantes do Plano Nacional de Leitura, os quais, aliás, foram bastante procurados pelos alunos da nossa escola.

Da Livraria Britânica, tivemos cerca de 300 livros de diversas editoras, entre elas a Oxford e a Longman. Em termos comparativos, não tiveram tanta saída como os da Divulgação, essencialmente porque os preços praticados pela livraria foram mais elevados.

Com esta selecção de livros, pretendeu-se que a feira constituísse, simultaneamente, um projecto em si mesmo e um espaço de apresentação pública de livros das diversas línguas (Português, Inglês, Alemão e Francês), visando o reforço da consciência dos alunos sobre a importância das línguas numa sociedade cada vez mais dependente da informação e comunicação.

Integradas na Feira do Livro, o Departamento Curricular das Línguas Portuguesa e Estrangeiras desenvolveu diversas actividades destinadas aos alunos do primeiro ciclo e pré-escolar, segundo e terceiro ciclo do Ensino Básico, a saber: “Hora do conto”, dinamizada por alunos do secundário e oitavo ano em Inglês, Alemão e Francês, respectivamente; “História do Dia”, dinamizada por elementos da comunidade, nomeadamente, o director do Museu do Pico, professor Manuel Costa, Padre Rui Silva, a Encarregada de Educação, Carmo Costa e Auxiliar Técnica, Margarida Tavares; “Cantinho das actividades livres”, onde os alunos do pré-escolar e primeiro ciclo puderam construir histórias a partir de ilustrações feitas em mini livros, elaborar marcadores de livros e outras actividades relacionadas com a leitura e expressão escrita lúdica e, finalmente, “A árvore do Texto”, traduzida pela decoração de todo o recinto escolar com ilustrações e poemas relativos à actividade, sob orientação dos professores Paulo Oliveira e Estefânia Silva. Para além dessas actividades, tivemos um espaço de projecção de trabalhos/biografia acerca de vários escritores elaborados pelos alunos em Área de Projecto e/ou Oficina da Leitura e Escrita, sob orientação de todos os docentes de Língua Portuguesa.

Por motivos alheios à nossa vontade, não foi possível realizar a actividade “Ler um livro, fazer um amigo”, uma vez que todos os convidados que foram contactados pela Comissão das V Jornadas Interdisciplinares não estavam disponíveis para participar no evento nesta altura do ano. Entre eles, figuras bem conhecidas como Maria Teresa Gonzalez, Mia Couto, Alice Vieira, Isabel Alçada, Marcelo Rebelo de Sousa, José Rodrigues dos Santos e Manuel Alegre.

Não obstante, pensamos que, na sua globalidade, a feira do livro foi enriquecedora e que se promoveu o conhecimento de obras e autores portugueses e estrangeiros, dentro de um ambiente favorável e acolhedor para a leitura, quer seja aprazível ou construtora do saber.

Regista-se, também, o nosso agradecimento aos funcionários e professores envolvidos no projecto pela sua total disponibilidade e apoio prestado na organização do espaço da feira.

Pensamos que esta iniciativa deverá ter continuidade, tendo em conta que o ensino não se confina apenas a uma sala de aula e que, cada vez mais, se sente a necessidade de motivar os alunos para uma atitude construtiva face ao seu saber. A nossa feira do livro visou não só a descoberta do livro e o envolvimento de toda a comunidade educativa, como também a sensibilização dos alunos para a visão do livro como uma janela aberta para o mundo.

publicado por futurodirasbaleia às 13:12
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Ana Monteiro a 22 de Novembro de 2009 às 12:02
Bom dia,

Estava a fazer uma pesquisa sobre o desenvolvimento sustentável na ilha do Pico, quando cheguei ao vosso blog e deparei-me com um artigo da minha autoria sobre a Feira "Folhas Soltas" realizada na escola das Lajes sob minha coordenação, sem ter qualquer identificação de quem escreveu.

Agradeço que corrijam o Post acrescentando o meu nome - Ana Sofia Monteiro, pois não nos devemos apropriar daquilo que não foi escrito por nós. Acrescento que o mesmo texto saiu no jornal "O Dever" correctamente.


Atentamente

Ana Monteiro


Comentar post

.sobre nós

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. Área de Projecto de 12º a...

. Feira do Livro "Folhas So...

. Diz ‘Não’ às Drogas"

. V Jornadas Interdisciplin...

. Desenvolvimento sustentáv...

. Entrevista ao Sr. Engenhe...

. Entrevista à Presidente d...

. Notícia: Inauguração do c...

. Entrevista dirigida à pro...

. Desfile de Carnaval

.arquivos

. Maio 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.pesquisar

 
blogs SAPO

.subscrever feeds